Significado

Todas as palavras no idioma hebraico estão formadas basicamente por raízes, que ao serem conjugadas de diversas formas, se formão as distintas palavras.

A palavra teshuvá é traduzida como "arrependimento", e embora esta tradução é bastante correta, podemos traduzir a palavra teshuva de forma mais literal, por que na realidade o vocábulo hebraico equivalente a palavra "arrependimento" é: charatá.

A várias palavras que estão relacionadas idiomaticamente com a palavra teshuvá, por exemplo: "lashuv" "voltar, retornar" e "lehashiv" "devolver" ou também "contestar, responder". Por isso que a palavra teshuvá significa muito mais que arrependimento, fazer teshuvá é muito mais que arrepender se.

Para fazer teshuvá de forma total e correta é necessário que respondamos muitas das perguntas que seguramente alberga nosso coração, e também necessitaremos entender que anteriormente nos afastamos de algum lugar ou situação, para que sintamos que fazer teshuvá é também voltar, retornar a algo.

Rosh Hashaná não significa final do ano e sim início do ano, querendo-nos insinuar que o ciclo da vida expressado em anos, nunca finaliza, e sim ele sempre começa.

Elul, nos convida a refletir por um lado e a expressar a nossas paixões por outro

Elul nos transporta no tempo e nos leva até o momento no qual Moshe recebe por segunda vezasTabuas da Lei no Monte de Sinai

ELUL tem um significado especial por isso foi chamado de TEMPO DE PIEDADE E PERDAO, nosso tempo de invocar a Deus sua piedade e seu perdão para que nos ajude a iniciar um novo ano de forma diferente.

ELUL, meus amigos, é a possibilidade de expressar o nunca expressado, e a forma de expressar em silencio nossos êxitos e nossos fracassos.

Elul "nos abre uma porta" para que ingressemos ao salão daTradição Judaica providosde humildade, e de humanidade, frente a os dias que juntos iremos vivenciar.

Elul deixa de ser "calendário"; e passa a ser nosso tempo, o tempo deindividual o tempo de "Ani Ledodi Vedodi Li" –Eusou de Meu amado, e Meu amado é para mim"-  em sua dobre conotaçãoMeu Amado = Deus, e meu amado = meupróximo.

Meus amigos: esta é a diferença. Nossos sábios disseram que é o momento do ano no qual a nossa forca moral, a vida espiritual e a luz da fé invadem nossos corações.

Deixemos então que a ética, o espiritual, o fervor e a luz ingressem na nossas vidas, pelo menos nestes poucos e preciosos dias do mês de Elul, quando o ano está próximo a recomeçar.

Esta é a diferença mas será que conseguiremos plasma-la em nossos dias? De nós e nada mais do que de nos depende!!!!