hitbodedut

Existe no hebraico uma palavra difícil de explicar "hitbodedut” que deriva da raiz hebraica "bod", que significa separado o sozinho. Isto de ficar sozinho não está ligado a depressão e sim a uma forma reflexiva de “ficar sozinho”, afastado das pessoas e das atividades durante um período, com o objetivo de dirigir nossa atenção a nossa força interior.

Uma boa forma de explicar a palavra hitbodedut poderia ser um tempo privado para nós. A ideia não é nos transformar em ermitões, e sim por um tempo nos afastar pressões da vida, de forma regular e constante, e assim retornar a elas com uma visão mais forte clarificando os objetivos, e desenvolvendo uma forma mais afetiva para os alcançar.

O objetivo da hitbodedut, é mais que uma forma de relaxar, embora aqueles que o praticam costumam estar mais confiados frente à os abateres da vida. O estado ideal para praticar a hitbodedut e um lugar calmo de tranquilidade mental. Por isso que é muito mais do que um método de relaxamentoe meditação, é conseguir a conexão com Deus e uma transformação pessoal.

A hitbodedt pode ser orientada ao interior, no qual o foco da atenção é nos e a relação com Deus ou pode ser desestruturada, a qual depende de cada um, ao mesmo tempo em que se busca uma aproximação com Deus se procura um conhecimento maior de cada um.

Agora que sabemos um pouco mais sobre o que é hitbodedut, por que não começara-lo a praticar, tenho certeza que pouco a pouco no poderemos aproximar mais de Deus.

Shabat Shalom