O arco íris de Kislev

Kislev é o terceiro mês civil e o nono religioso. Depois de dois meses de julgamento (Tishrei e Cheshvan), Kislev traz abertura em diferentes áreas de nossas vidas.

O arco-íris que sela o pacto entre o Eterno e a humanidade logo após o Dilúvio surge no Rosh Chodesh deste mês, de modo que, desde então, esta energia de proteção se faz presente neste mesmo período todos os anos. 

O arco-íris possui muitos significados. Entre eles, temos no arco-íris uma ponte entre Malchut e Biná, as moradas da Shechiná no exílio e nos mundos superiores. Outra referência (também associada à Shechiná) diz que o arco-íris é a vestimenta da rainha, que se coloca na frente do rei quando este está pronto para punir seu filho em função de alguma falta. Quando o rei vê a rainha a raiva passa e ele se alegra com ela.

Kislev é o mês de celebração de Chanucá e, em função deste e de outros elementos, é conhecido como o "mês das luzes" ou o "mês dos milagres".

Keshet significa tanto "arco" como "arqueiro" e "arco-íris". Astrologicamente, este mazal é representado pela imagem de um arqueiro que aponta sua flecha para o alto. 

Esta postura se refere ao poder da oração, à projeção de nossa vontade, de nossas preces, de nossos anseios, para as esferas superiores. 

Keshet também evoca a busca do sagrado, tendo Deus como alvo - não é por acaso que muitas pessoas ingressem em diferentes tradições religiosas neste mês. 

A ambição é outro atributo do arqueiro e, na medida certa, enfatiza positivamente o desejo de receber, a expansão dos horizontes. A trajetória da flecha também é igualmente associada à objetividade, à franqueza e à transparência.

Quando o arqueiro identifica a si mesmo, a flecha e o seu objetivo como uma coisa só ele nunca erra o alvo. 

Neste mês de Kislev devemos lançar as nossas flechas projetando tudo aquilo que necessitamos para o nosso crescimento. A própria energia do mês irá nos favorecer para que os recursos necessários sejam disponibilizados, tendo em mente que ser insistente não basta - o que não se busca de maneira correta não se encontra.